RC2 Teatro Escola | 2022
Cursos de Dança
Dança do Ventre
Ballet
Dança Contemporânea
Assim como no teatro, a dança também proporciona inúmeros benefícios para o praticante.
Quer um motivo a mais para dançar?
Veja abaixo o que cada uma das modalidades oferecidas pode proporcionar.
Dança do Ventre
ALÉM DE TRABALHAR A SENSUALIDADE, A DANÇA DO VENTRE FAZ BEM AO CORPO E PARA A MENTE
A dança do ventre é uma arte milenar ligada à fertilidade e à sexualidade. A mistura da beleza e do mistério dos movimentos torna a dança fascinante. A roupa cheia de detalhes também é outro ingrediente que desperta o charme da mulher.
Por trabalhar todo o corpo, a dança do ventre é considerada uma ótima opção para mulheres que não gostam de frequentar a academia, mas também não querem ficar sem praticar uma atividade física.
Os movimentos na região do abdômen, mais precisamente na região do ventre, fortalecem e tonificam os músculos. A prática da dança também proporciona maior flexibilidade ao corpo, promove a reeducação postural, ajuda a modelar as pernas, braços, cintura, quadris, costas e glúteos.
Outros benefícios da dança do ventre são o aumento da capacidade cardiorespiratória, a ativação da circulação sanguínea, melhor funcionamento do aparelho digestivo, dos rins e órgão sexuais. Entram na lista ainda o alívio das dores no corpo e nas articulações, da prisão de ventre e dos sintomas da menopausa.
E as vantagens não param por aí. A dança do ventre pode auxiliar no processo de emagrecimento. Uma hora de aula pode queimar até 400 calorias.
Os benefícios físicos e emocionais fazem da dança do ventre uma terapia corporal e mental importante para trabalhar a autoestima, combater a depressão, estimular o convívio social, relaxar o corpo e combater o estresse. Quem pratica essa modalidade aprende a cuidar e aceitar melhor o próprio corpo, passa a observar que tem diversas qualidades que talvez nunca tenham sido trabalhadas antes.
Ballet
O ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita. A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.
Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada.
O Ballet clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo.
O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas . Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como:
- melhora da coordenação motora;
- aumenta a concentração;
- noções de espaço e de localização;
- aumenta a flexibilidade;
- mais resistência corporal;
- corrige e melhora a postura;
- estimula o desenvolvimento intelectual
- ajuda a expressão e memória
- aumenta a auto-estima
- ajuda a fazer amigos
- melhora o equilíbrio e reflexos
O ballet clássico se divide em 2 diferentes categorias, segundo a idade da criança: a baby class e ballet infantil.
A baby class está direcionada a crianças de 3 a 6 anos de idade. O principal objetivo das aulas é divertir e estimular a imaginação da criança. As crianças brincam, jogam, se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Elas aprendem exercícios com movimentos que estimulam a motivação, a criatividade e a expressão. Nesta fase, a criança aprende a ser mais independente e a controlar as suas habilidades motoras e intelectuais, e a reconhecer as suas capacidades.
O ballet infantil está direcionado às crianças maiores de 7 anos já que exige mais disciplina, mais musicalidade e domínio do seu corpo. Através de uma seqüência de exercícios, as aulas seguem movimentos básicos com exercícios de barra e de centro, que têm como meta desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, a postura do corpo e a coordenação motora.
Já no balé adulto, além dos benefícios já ditos, acrecenta-se:
-
Com o balé as gordurinhas vão começar a ir embora, já que a região da barriga fica contraída em quase todos os exercícios. Com o abdômenfortalecido, depois de alguns meses você começa a sentir uma melhora significativa na definição do mesmo.
-
Ajuda a respiração, auxilia a prevenir problemas de circulação e melhora a postura, já que os exercícios lentos necessitam de sustentação e equilíbrio. A melhora da postura é um dos principais motivos pelo aumento das buscas pelo balé no último ano.
-
Exercícios de pernas, ponta do pé e alongamentos vão deixar seu bumbum no lugar!
-
Os braços são trabalhados o tempo inteiro: tanto a parte externa quanto a interna são exercitadas em exercícios repetitivos. Em 10 minutos de dança você já começa a “suar”!
Dança Contemporânea
DANÇA CONTEMPORÂNEA EMAGRECE, MODELA O CORPO E TRAZ BEM-ESTAR
A técnica é mais específica do que os outros tipos de dança. O corpo em movimento estabelece sua própria expressão, musicalidade e coreografia. Cada aluno desenvolve sua própria consciência corporal, ganha autonomia para construir seus movimentos a partir de métodos desenvolvidos durante a aula.
Além de divertida, a dança contemporânea ajuda a emagrecer. Em uma hora de aula, é possível queimar até 450 calorias. E os benefícios não param por aí. Dançar melhora o condicionamento físico e fortalece todos os grupos musculares. Também desenvolve a flexibilidade, aumenta a coordenação motora, aprimora a memorização e a criatividade.
Quer mais? A dança traz bem-estar. Os exercícios liberam a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. “Ninguém dança de cara fechada. Normalmente, a aluna termina a atividade mais alegre. É um exercício que interliga mente e corpo.