DICAS PARA O ATOR

1 - Numa história todos os papéis são importantes. Não é o tamanho do personagem que conta e sim a sua existência. O personagem tendo fala ou não, é importante, pois ele existe, e deve ser feito com total entrega, seja no cinema, TV e Teatro.

2 - Ator tem que estudar a vida inteira, e ainda assim nunca estará pronto. A formação é para toda a vida.

3 - Ator é observador.

4 - Se você tem ou não DRT, continue trabalhando. O ator está em você, e o profissional verdadeiro, é aquele que exerce a profissão com dedicação, entrega e respeito.  

5 - Antes de qualquer espetáculo faça aquecimento vocal e corporal  e ao final faca o desaquecimento de pelo menos um minuto.

6 - Use sempre roupas leves nos ensaios.

7 - Evite uso de celular aos ensaios. Você tem que se concentrar no universo que trabalha, afinal, você vai dar vida a outra vida.

8 - Evite bebidas geladas. Cuide de sua voz. Ator trabalha corpo e voz.

9 - Evite café, leite e bebidas geladas antes das apresentações e dos trabalhos.

10 - Faça contato com produtores e diretores e atores.

11 - Estude. Faca cursos, workshops, oficinas na área.

12 - Faca sempre laboratório ao receber um personagem. Laboratório é pesquisa. Saber quem é meu o personagem que se representa, como ele anda, fala, qual a sua história, etc.

13 - Assista a muitas peças. Crie hábito de ver espetáculos.

14 - Crie seu book. Crie seu vídeo book

15 - Guarde sempre seus comprovantes de trabalhos e exija seu nome na ficha técnica. Guarde jornais, folders, tudo a o que sair com o seu nome.

16 - Valorize seu trabalho.

17 - Tenha humildade.

18 - Saiba que o mercado está  cada dia mais exigente. Não queira ficar só no palco e atuar. O artista completo hoje precisa saber de palco, luz, contra regragem, som, produção, cenário, etc. Aquele que tem muitas habilidades sempre terá prosperidade.

19 - Melhor bebida pro ator nos trabalhos: água e maçã

20 - Evite pastilhas, refrigerantes, cigarro.

21 - Evite atrasos e faltas aos seus ensaios. A companhia não tem nada a ver com seus problemas pessoais. Vários artistas que hoje brilham, deixaram família, amigos, carreiras, empregos pra investir na arte.

22 - Evite levar pessoas que não são do trabalho nos ensaios.

23 - Acredite sempre que você é capaz. Afinal todos nós temos um poder muito grande dentro da gente. Acredite. Somos todos capazes, e tudo depende simplesmente de nossa dedicação. O sucesso é a história que se escreve dia a dia.