TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO

 

O ato de memorizar não necessita ser tão penoso, como faz a maioria das pessoas.
O maior problemas da grande massa só sabem memorizar algo lendo a mesma coisa varias vezes.

 

Neste post veremos como o nosso cérebro se recorda e depois mostra como utilizar esse conhecimento para alcançarmos um método para memorizarmos. Qualquer que seja o método, dica ou ate mesmo um truqueque vai ajudar sua memória, vale a pena.

 

1. Ler o texto em voz alta;
2. Copiar o texto à mão;
3. Ler o texto, entendê-lo e criar um esboço;
4. Ter alguém ler para você;
5. Grifar palavras-chaves no texto.

 

Existem infinitas maneiras, uma delas pode ser, criar familiaridade com o texto, com a peça. Necessitamos chegar a um método para dar ao nosso cérebro, apenas o que ele precisa pra se lembrar o texto, informações que o faça recordarem do texto original, sem precisar ler.

Vamos usar esse exemplo com um trecho do Poema (Hoje há em mim):

Hoje há em mim
Algo transparente,
Algo envolvente
Que me faz flutuar.

Agora dando informações ao nosso cérebro para recordar:

Hyxy Hx Ex Mxy
Axyx Txyxyxyxyxyx,
Axyx Exyxyxyxyx
Qxy Mx Fxy Fxyxyxy.

O que foi feito foi usar a primeira letra de cada palavra, fazendo isso você vai enfiar informações para que seu cérebro faça um Backup das palavras. Mas não se esqueça que você esta auxiliando o cérebro a encontrar as conexões certas, se precisar verificar o texto original, anote a palavra que te confundiu e inicio o processo novamente.

Esse método ajuda a melhorar sua memória, fazendo-a exercitar.
Mas ele não deixa de ser apenas um método, um facilitador, quando precisar memorizar algo, pense em como você pode ajudar o seu cérebro a se recordar das informações e não apenas ficar repetindo varias vezes a mesma coisa.

O objetivo é ter a informação em sua memória de curto prazo rapidamente, assim você poderá praticar o processo de informações para a memória a longo prazo.